Dr. Eurípedes da Costa Prazeres |
Nasceu na cidade de Caetés, Minas Gerais, no dia 10 de junho de 1895, filho do Desembargador João Câncio da Costa Prazeres e de Cândida Chaves da Costa Prazeres.
Em Ubá, iniciou os estudos. Mais tarde, estudou na Academia do Comércio, de Juiz de Fora e no Ginásio Leopoldinense, de Leopoldina.
No ano de 1926, diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Belo Horizonte, atualmente Universidade Federal de Minas Gerais. (Continua)
Ocupou o cargo de Chefe do Serviço de Obras da Secretaria de Estado de Minas Gerias e mesmo não sendo engenheiro, desempenhou com destaque as funções.
Ocupou o cargo de Chefe do Serviço de Obras da Secretaria de Estado de Minas Gerias e mesmo não sendo engenheiro, desempenhou com destaque as funções.
Recebeu missões importantes dos doutores Melo Viana e Antônio Carlos de Andrade, pelos seus méritos e reconhecidos valores: atuou na liquidação dos convênios entre Estado e importantes firmas e nos problemas do Palace Hotel de Poços de Caldas e Cassino de Lambari. Em Cambuquira, na gestão do Dr. Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, realizou o "Congresso das Municipalidades", com êxito e repercussão nacional.
Veio para São Lourenço enviado pelo Governo como fiscal junto à Empresa de Águas.
Aqui, plantou raízes! Amou a nova terra, desde o primeiro momento em que pisou seu solo e quando o cargo ocupado foi extinto pelo Estado, Dr. Prazeres já se tornara um filho querido São Lourenço! Tinha família constituída, grande número de clientes, era um nome conhecido e respeitado no campo da Medicina.
Considerado um dos melhores crenólogos do Brasil, foi o pioneiro no processo do tratamento antialérgico e cicatrizante das úlceras gastroduodenais pela injeção intramuscular de água mineral e no tratamento da hipertensão arterial pelos banhos carbogasosos, caminhou à frente.
Sugeriu ao presidente da Empresa de Águas, Jaime Sotto Mayor, também de saudosa memória, a troca das banheiras de madeira pelo Balneário, uma obra arquitetônica até hoje admirada e utilizada pelos turistas que aqui chegam em busca de saúde e repouso
Tornou conhecidas as propriedades das águas minerais, através de publicações de teses que alargam os estudos da Medicina nesse campo.
Em 1932, juntamente com outros dezesseis legalistas, resistiu à invasão paulista, no túnel de Passa Quatro. Em São Lourenço, no Grupo Escolar Melo Viana, instalou o "Hospital de Campanha", como médico chefe, ao lado do Dr. Gastão Octaviano Ferreira.
A Polícia Militar de Minas Gerais, outorgou ao Dr. Prazeres, "post-mortem", a medalha "Cel. Fulgêncio de Souza Santos" pelos relevantes serviços prestados à época da Revolução.
De 8 de dezembro de 1947 a 31 de janeiro de 1951, governou, pela primeira vez, como Prefeito eleito, a cidade de São Lourenço.
Administração marcada pela consciência, pelo trabalho, pela honestidade.
Seu mandato como primeiro Prefeito eleito, durou apenas três anos, um mês e vinte e três dias, mas foi tempo suficiente para o progresso da cidade.
Nessa época, o problema mais sério de São Lourenço era a péssima energia elétrica. Para soluciona-lo contou com amigos, Sr. Pedro Silvestrini e Dr. Antônio Lourenço Bittencourt Filho e trouxe para nossa cidade a Cia. Sul Mineira de Eletrecidade, inaugurada em maio de 1948, com a presença do Governador Milton Campos.
Ocupou a gerência o Sr. João Possidônio de Moura Leite, auxiliando na organização pelo Sr. Tárcio Barbosa Tavares.
Mais tarde, a Cia. Sul Mineira foi encampada pela CEMIG, continuando o funcionamento normal na cidade.
Se hoje temos boas condições energéticas, devemos a sua admistração, ao seu espírito arrojado e sua visão do futuro.
A pedido do Dr. José Raphael Reis, adquiriu do Sr. Damião Junqueira de Souza seu amigo e admirador, o terreno para a construção do atual Hospital a preço simbólico. Já que o antigo construído em 1935, não atendia mais as exigências da cidade que crescia; era pequeno, modesto e situado em lugar de difícil acesso. Viu com alegria a pedra fundamental ser lançada no decorrer de seu governo.
Era a realização do Prefeito determinado e do médico consciente, reunidos em um só ideal. Na sequencia de suas realizações, mais uma pedra fundamental: dessa vez, a do Grupo Escolar Dr. Antônio Cândido Mascarenhas, dirigido por D. Nair Castro Oliveira e uma plêiade de dedicadas mestras.
Graças à compreensão do Sr. José Fernandes Garrido, estendeu a Av. Dr. Getúlio Vargas até o final da Vila Carneiro.
Criou a Horta Municipal para fornecer merenda às escolas, ao Educandário São Lourenço e ao Hospital.
- Foi Vereador e Presidente da Câmara.
- Sócio-Fundador da Sociedade Amigos de São Lourenço.
- Membro do Conselho Deliberativo desta Entidade.
- Sócio-Fundador e Presidente do Vasco da Gama Futebol Clube de São Lourenço.
- Sócio-Fundador do Rotary Club por mais dois mandatos.
- Patrono da Cadeira número 4 da Academia de Letras e Ciências de São Lourenço.
- Patrono da Cadeira número 74 da Academia Mineira de Medicina.
Dr. Prazeres era alto, cabeos lisos, usava óculos e era muito simpático. Era exigente e firme em suas decisões, obstinado até.
Estudioso, jamais deixava seus livros de medicina. Médico competente e caridoso, nunca deixou de atender a um chamado, não importando se fosse a pé, a cavalo ou de charrete. Não deixou fortuna. Para seus filhos ficaram a sua memória, as sua obras e uma grande saudade, mesclada de orgulho e de respeito! Seus filhos herdaram o amor à caridade, e são igualmente queridos por ela.
No centenário de seu nascimento, uma homenagem lhe foi prestada na Associaçao Médica de Minas Gerais quando sua foto foi colocada em exposição; foto esta do ano de 1944, registrando o batismo de um avião doado por Dr. Átila Carvalhaes Pinheiro ao Batalhão de Caxias.
Figuravam na foto: Eurípedes Prazeres, Salgado Filho e Assis Chateubrand.
Dr. Eurípedes Prazeres era casado com D. Maria Vaz da Costa Prazeres, também homenageada. Seu busto, primeiro monumento erigido em São Lourenço, foi inaugurado em 28 de agosto de 1956, homenagem do povo o grande benfeitor, campanha iniciada por Manoel Raphael Nunes Pereira.
Seu nome é reverenciado pelo decreto Lei n.º 59 de 28 de setembro de 1956 na placa de uma rua no Bairro Carioca. O prefeito Mário Mascarenhas de Oliveira o homenageou.
O Governo do Estado deu seu nome a uma escola, e o povo não o esqueceu.
Na memória dos são-lourencianos ele jamais será esquecido. Como os grandes homens, viverá para sempre nas obras que deixou.
O povo fez qustão de levá-lo, a pé, até à última morada, a 28 de agosto de 1955. Era uma tarde bonita e ensolarada.
Contrastava com o sentimento do povo que chorava. Havia tristeza em todos os rostos. Nesta tarde certamente, só os anjos sorriam.
Fonte: Nossa Gente, Nosso Orgulho.
Autora: Teresinha Maria Silveira Villela.
Maravilhoso esse histórico do Dr. Euripedes Prazeres, assim pude conhecer o significado de um homem de honra.
ResponderExcluirParabens tambem a Teresinha Villela por produzir um texto que ficarás marcado para sempre na História de São Lourenço.
Gostei Muito mesmo!!!
DJ-VJ Peroba
São Lourenço (MG)