A CIDADE

HISTÓRIA

     Considerada uma das mais belas estâncias hidrominerais do país, cidade pólo do Circuito das Águas, tem a suas origens assim descritas pelos historiadores:
     Em pleno século XVII, audazes e ambiciosos bandeirantes procuravam transpor a Serra da Mantiqueira e chegar à bacia do Rio Verde, encontrando, porém a resistência dos ferozes índios cataguazes, tão numerosos que o estado, na época, chama-se “Campos de Cataguas”.
     Em 1675, Lourenço Castanho Tacques conseguiu vencer os índios e integrando – se pelo sertão fundou na região um pequeno acampamento que ficou conhecido como “Pouso de Lourenço”. E que por influência de um cidadão de nome “Mendanha” de que pouco se sabe a respeito, passou a chamar – se “Sítio do Mendanha”. João Francisco Viana e Camilo de Lelis Pinto compraram a propriedade e lá descobriram as águas minerais (séc. XIX), dando origem à terceira denominação ao local, “Águas do Viana”.
     Em 14 de dezembro de 1891, constituiu o lugarejo em distrito do município de Silvestre Ferraz, atual Carmo de Minas, denominando São Lourenço. A 18 de novembro de 1892, levantou – se no alto da colina o “Santo Cruzeiro”, símbolo da cristandade, tendo sido ai celebrada a primeira missa. Iniciou – se a construção da Igreja Bom Jesus do Monte, consagrada à São Lourenço, em homenagem ao Cel. Lourenço Xavier da Veiga, outro grande pioneiro.
     A Fundação de São Lourenço teve grande avanço quando Bernardo Saturnino da Veiga ficou sabendo sobre as fontes de águas medicinais à margem esquerda do Rio Verde.
     Pouco tempo depois, Bernardo Saturnino da Veiga comprou as terras. Imediatamente iniciou – se a construção de estradas começou o desmatamento da área e contratou o Dr. Alfredo Capalache Gusberti para dar início a captação das fontes, traçarem as primeiras ruas e aterrar os terrenos mais baixos

A CIDADE

      São Lourenço, com uma área de 57 km2 o segundo menor município do Brasil. Alegre e encantador, de solo abençoado e puras águas minerais, considerado uma das mais importantes Estâncias do país, conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, clima saudável, águas minerais com grande poder medicinal, é especialista na arte de receber. Localizado no Sul de Minas Gerais, no sopé da Serra da Mantiqueira, eqüidistante 300 km aproximadamente dos grandes centros: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, ligada pelas Rodovias asfaltadas: BR-354, BR-460 e MG-383.
     São Lourenço possui uma temperatura entre 18ºC e 27ºC, o clima é agradável e ameno, as margens do Rio Verde com 867 metros de altitude, compondo o Circuito das Águas e proporcionando aos seus habitantes e visitantes dias maravilhosos o ano inteiro.
     Nos meses de verão, muito sol durante o dia e um ar frio durante a noite. No inverno a temperatura chega a 0ºC e a forte geada que atinge a cidade é um espetáculo digno de ser visto.
     Município basicamente urbano por sua extensão territorial pequena possui na média de 45.000 habitantes. Considerada a maior Estância Jovem do País, modernizou ainda mais nos últimos anos com novos hotéis e pousadas, galerias comerciais, etc.
     O centro turístico é um pólo regional com farta rede hoteleira, comércio estratificado, várias agências bancárias, hospital e clínicas especializadas, aeroporto com pista dupla asfaltada, enfim, todos os atrativos e requisitos para o conforto das curtas temporadas e toda a segurança e aconchego para grandes períodos de repouso.
     São Lourenço oferece muitos passeios. O Parque das Águas é considerado o cartão postal da cidade. São 430.000 m2 para passeios de barco ou pedalinho, quadras de esportes, bosques, área para recreação, quadras de bocha e inúmeras atividades para completar sua estada na cidade.
     Além do Parque das Águas contamos com outros atrativos turísticos como: Templo da Sociedade Brasileira de Eubiose (estudos teosóficos), Casa da Cultura, Teleférico, Memorial Tancredo Neves, Fundação Cimas (com acervo das obras de Salvador Dali), Fazenda Quinta do Cedro, Trem das Águas, Trem da Alegria, Igreja Matriz, Capela de Nhá Chica, Ermida Bom Jesus do Monte, Center Kart, entre muitos outros atrativos.
     Com indústrias paralelas ao turismo, a cidade oferece grandes variedades de laticínios, fábricas de doces, malharias, fábrica de licores e cachaçarias, artesanato de várias tendências, passeio à cavalo, charretes, bodinhos, lindas cachoeiras naturais e várias feiras de artesanato com os mais diversos produtos.
     No decorrer do ano são promovidos diversos eventos: Verão Férias, Carnaval, Feira Mineira de Artesanato Rural, Semana Santa, Festival de Inverno, Campeonato de Montain Bike, Enduro Eqüestre, Super Cross, Campeonato de Balonismo, Encontros, Mega Cycle, Festa de Agosto, Rodeo Festival, além de vários outros. A vida noturna de São Lourenço é bastante animada, são vários barzinhos com música ao vivo, pianos bar, churrascarias, pizzarias, sorveterias, galerias de artes e casas noturnas para você escolher de acordo com seu gosto.
     São Lourenço, cidade pólo do Circuito das Águas, no Sul das Gerais, micro-região do Alto do Rio Verde recebe anualmente cerca de 6000.000 visitantes. Tem como municípios vizinhos, Pouso Alto, Soledade, Carmo de Minas, Caxambu, Virgínia e Baependi. Sendo uma cidade sem distritos.
     Seu bairro mais populoso é o bairro N. S. de Fátima, conhecido como “Federal” onde concentra – se um grande número de prestadores de serviços à comunidade, pois situa – se neste, Hospital da Fundação Casa de Caridade de São Lourenço, Clínicas, Policlínicas, Delegacia, Hospital Particular, Escolas de 1º e 2º grau publicas e particulares, Faculdade Santa Marte de Administração, Pedagogia, Direito, Turismo e Hotelaria, Serviço Militar, Previdência Social, Rodoviária e a principal porta de acesso a outras cidades.
     Atualmente 98% da periferia possuem água e esgoto e a CEMIG atende 99% da população. A cidade dispõe de emissoras de rádio AM e FM e Jornais semanais. A única e principal atividade é a indústria turística, que com sua diversificação atraiu nos últimos anos micros empresas que dão suporte ao turismo como um todo, como por exemplo: laticínios, malharias, fábricas de doces, tapeçarias, agências operadoras de turismo e eventos e também a construção civil, que nos últimos 10 anos teve seu crescimento elevado.