PONTOS TURÍSTICOS

PARQUE DAS ÁGUAS


     Hoje em contato direto e permanente com a natureza, o Parque das Águas é considerado um dos mais belos do Brasil, com uma área de 430.000 m de alamedas gramados e jardins fascinante, principal ponto turístico da cidade, preserva uma mata nativa que reúne as mais variadas espécies de animais como macacos, sagüis, sauás e micos, vistos com facilidade, além de orquídeas raras que ornamentam as alamedas, um bosque também com árvores raras, como o “Pau Brasil” plantado por Getúlio Vargas em uma de suas visitas a cidade para tratamento com as águas minerais.
      O Parque conta ainda, com um lago de 90.000 m2 para passeios de barcos e pedalinhos, além de área de recreação ao ar livre e, é claro, seu principal produto: as cristalinas fontes de águas minerais.
     O Centro Hidroterápico, mais conhecido como Balneário de São Lourenço, fica localizado as margens do lago e ainda mantém seu estilo colonial. Possui uma aparelhagem completa de fisioterapia, duchas, sauna, massagens, banhos de espuma, banho turco, aplicação de infravermelho, ultravioletas e ultra-som, totalmente equipado para proporcionar o melhor “relex” para os turistas e habitantes da cidade e região.
     Os banhos carbogasosos, tradicionais nos EUA e Europa, são aplicados desde 1950, pela Empresa de Águas São Lourenço.

AS ÁGUAS E SUAS PROPRIEDADES

     
      As águas minerais de São Lourenço, não devem ser vistas como “águas milagrosas”.
     Por suas propriedades podem ser utilizadas como recurso terapêutico isolado, como coadjuvante no tratamento de doenças renais ou outras patologias sempre conforme orientação médica. No Balneário, a orientação para consumo das águas é dada por médicos especialistas, garantindo a melhor utilização de um termalismo moderno e seguro: No caso de São Lourenço, é especialmente recomendado para quadros de hipertensão arterial, arteriopatias periféricas e em ações tonificantes.
     A ingestão oral dessas águas minerais apresenta certas peculiaridades para cada patologia. Seu efeito diurético é espetacular, acelerando a eliminação de elementos tóxicos armazenados no organismo, sendo, por isso, muito indicado na eliminação de cálculos renais. Para portadores de ácido úrico elevado, atuam como coadjuvantes em sua eliminação. No ocaso de distúrbios digestivos a melhoria é sentida precocemente, principalmente nas gastrites e dispepsias. Importante ressaltar também alguns casos de eliminação total de anemias e anorexia.
     Quando descobertas essas propriedades medicinais, muitas pessoas passaram a vir a São Lourenço em busca de tratamento. Antigamente, estes tratamentos eram conhecidas por “Estação das Águas” período no qual os visitantes passavam 21 dias com orientação médica, ingerindo as águas minerais e ao final desse tempo ficavam totalmente curadas.
     As oito fontes captadas, todas com águas carbonatadas caracterizam – se pela presença de ácido carbono livre, variando a sua composição química natural conforme o percurso subterrâneo de cada uma. Essas variações classificam as águas nos seguintes tipos, cada um com propriedades terapêuticas devidamente definidas

AS FONTES

Fonte Nº. 1 – Oriente / Gasosa
Primeira fonte do Parque inaugurado em 10 de agosto de 1892.
Contém: 220 mg/l de sais minerais.
Utilizada em distúrbios renais, digestivos e em certos tipos de intoxicações, a água desta fonte é engarrafada e comercializada, sendo a marca mais tradicional do Brasil: A Água Mineral São Lourenço.


Fonte Nº. 2 – Andrade Figueira / Magnesiana
Utilizada em problemas hepáticos e da vesícula biliar, em certas alterações do intestino grosso. É contra indicada em úlceras péptica.


Fonte Nº. 3 – Vichy / Alcalina
Contem: 760 mg/l de sais minerais.
Alcalina gasosa, ferro-bicarbonatada mista.
Só existe outra fonte desta no mundo, fica em “Perrier” na França.
Utilizada em problemas gástricos, da vesícula biliar e problemas renais.


Fonte Nº. 4 – Primavera / Ferruginosa
Contém: 760 mg/l de sais minerais.
Utilizada em tratamento de anorexia, anemia e astenia.
Seu uso de vê ser cauteloso, pois produzem cólicas.


Fonte Nº. 5 - Alcalina
Contém: 720 mg/l de sais minerais
Utilizada em úlcera gastroduodenal, proporciona grande alivio na hiperclorida, tem grande indicação na uricenía, auxiliando na eliminação de cálculos renais.

Fonte Nº. 6 – Jaime Sotto Mayor / Sulforosa
Contem: 600 mg/l de sais minerais
É laxativa, indicada para colites crônicas e doenças do colágeno.
O gás natural expelido dessa fonte é usado no tratamento de sinusite e problemas respiratórios.

Fonte Nº. 7 – José Carlos de Andrade / Carbogasosa
 
Contém: 600 mg/l de sais minerais
É utilizado no tratamento de hipertensão, depressão e estresse.

PARQUE II


     Uma ampliação do Parque das Águas e menor em extensão, o Parque II segue uma linha mais volta para o lazer e esportes, onde encontramos uma variedade de atrativos, como a deliciosa ducha de água sulfurosa, que revitaliza o corpo e a mente.
     E para quem gosta de mais ação, o Parque II também oferece, quadras de peteca, vôlei, futvôlei, futebol de salão, futebol society, pista de cooper, academia ao ar livre, para pratica de ginásticas.
     A única fonte aqui é a sulforosa II que contém 600 mg/l de sais minerais. Possui propriedades laxativas, indicada para colites crônicas e pos-infecciosas, diabetes, alergias e doenças do colágeno.
     O gás natural expelido dessa fonte é usado no tratamento de sinusite e problemas respiratórios.
     O complexo do Parque vai ainda mais além, alcança a alegria de adultos e crianças com um lago para “Pesque e Solte” – Prática diferente e irreverente onde você não precisa sair com uma sacola cheia de peixes e se divertir bastante.
     Em um lago paralelo, o aluguel de barquinhos controlados à rádio é uma emoção a parte.
     Faça manobras radicais ou um belo passeio, alugando uma bicicleta próxima à lanchonete. Falando em lanchonete, o peixe que você pescou pode ser frito na hora ou se preferir pode optar por deliciosos petiscos, lanches e bebidas.

 ERMIDA DO SENHOR
BOM JESUS DO MONTE

     Muitos trabalharam para o crescimento de São Lourenço.
    “Os Veigas, família católica, quando aqui chegaram tiveram a idéia de edificar uma Ermida. A 10 de Agosto de 1891 levantaram no alto da colina, acima da fonte magnesiana, uma cruz e improvisaram uma capela, que foi denominado o “Santo Cruzeiro”. Ali, o vigário Antônio Gomes de Faria Nogueira, celebrou a primeira missa.
     Em 1893, a construção da “Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte” se iniciou. Era apenas um cômodo, uma porta e uma cruz à frente. Na sua inauguração em 10 de agosto de 1895, o ilustre deputado Francisco Luiz da Veiga doou a pequena imagem do glorioso santo “São Lourenço”.
     A capela foi concluída em 1903, marcando juntamente com as águas que jorravam, o início desta cidade. A responsabilidade dos serviços religiosos ficou por conta do Vigário Antônio Gomes de Faria Nogueira.
     A escadaria foi concluída tempos depois. Ao longo de seus degraus, realizaram-se muitas celebrações litúrgicas e festas. Com a fundação oficial da paróquia, em 1927, a Ermida passou a ser a Matriz de São Lourenço e recebeu a visita de Dom Inocêncio Egelke, bispo à época que ali realizou importantes cerimônias.
     Em 1932, Frei Egydio de Assis tornou-se o primeiro vigário franciscano. Logo em seguida, ele construiu a nova e atual Igreja Matriz, em 1 de agosto de 1936. A imagem do santo São Lourenço foi, então, levada para lá e a Ermida deixou de ser o centro do movimento paroquial.
     A Câmera Municipal considerou-a, em 1959, o maior patrimônio histórico da cidade. Atualmente, ela está sob a tutela da Fundação Municipal de Cultura.
     Há alguns anos aconteceram tentativas de reabilitação da Ermida através de missa dominical e celebrações eucarísticas, que não tiveram continuidade.
     Fechada durante anos, a “Capela Primitiva da Estrada” ficou abandonada, desgastando-se com o tempo. Exigia reparos urgentes.
     Somente na década de 70, o vigário da paróquia Frei Osmar Dirks, incentivou a restauração da Ermida, por ocasião do congresso Nacional do Santo Sudário. Essa recuperação foi realizada pela Paróquia e Empresa de Águas São Lourenço. Nessa época, recebeu da cidade de Turim, na Itália, a réplica do Santo Sudário, que encontra no altar da capela.
     A senhora Irmy Kless, artista plástica alemã, doou os belíssimos quadros à óleo, e os vitrais da Glorificação de Bom Jesus da Humanidade pelo Pai, foram confeccionados por Lorez Heilmeyer.
     A última restauração, efetivada em 1998 pela Fundação Municipal de Cultura, recuperou a volta do altar e das imagens primitivas. A inauguração do Museu Sacro da Ermida também foi realizada pela Fundação.
     Hoje, a Ermida fica aberta, diariamente, e recebe os visitantes que, com fé, por ali passam em busca de harmonização.


     A Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte, sob a responsabilidade da Fundação Municipal de Cultura (FUNDEC), possui em seu acervo e para visitação do público uma foto do original do Santo Sudário, trazida para São Lourenço em 1976 por ocasião de um congresso que reuniu cientistas estudiosos do sudário.
     Essa foto é sem dúvida, uma relíquia. Em função de que a visitação ao Santo Sudário em Turim na Itália se dá a cada vinte anos e a foto foi feita ao original em 1950.
     O Sudário é um lençol de linho branco, de 4,36m de comprimento por 1,10m de largura, no qual José de Arimatéia, ajudado por Nicodemos, envolveu o corpo de Jesus, antes de ser sepultado. Depois de pedirem a permissão de Pilatos, retiraram o corpo da cruz, untaram com mirra e aloés para retardar a necrose, envolveram no Sudário e depositaram num túmulo novo, cravado na rocha.
     A cor do tecido, originalmente branca, esta amarelada pelo tempo e chamuscada por dois incêndios. Um deles, em 1532, na cidade de Chamberry provocou 12 buracos no tecido, parte deles remendado pelas irmãs Clarissas em 1534, sob o comando de São Carlos Barro. Entre as queimaduras aparece a imagem de um corpo humano masculino de frente e de costas, com 1,83m de altura, pesando aproximadamente 81 quilos.
     Essa imagem humana é estranhamente “Negativa” e contém todas as marcas da Paixão de Cristo.

EUBIOSE


     A Sociedade Brasileira de Eubiose, fundada em 1924, pelo Professor Henrique José de Souza, é um órgão social que abriga um grande movimento cultural espiritualista que, de ciclo em ciclo evolucional, traça as diretrizes do caminhar humano. Tem como lema, a “A esperança da colheita está na semente”. Funcionando como uma escola de iniciação para aqueles que procuram harmonização, a Eubiose está aberta a todos que queiram participar de seus ensinamentos. Ela destina-se formar as lideranças que conduziram os homens no alvorecer de seu glorioso provir. Seus ensinamentos assentam-se no principio da evolução e da transformação, das leis do karma, reencarnação, livre arbítrio e determinismo.
     Em 24 de fevereiro de 1949, foi inaugurado o Templo de Maitréia, construído pela Sociedade Brasileira de Eubiose, que dedicou-o ao Deus de todas as religiões e à Fraternidade Universal. Não se trata de um Templo onde se cultua uma nova religião, mas de um Templo construído sob medidas canônicas, que tem a propriedade de ser um canal por onde fluem energias de alta espiritualidade. Ele expressa, na sua parte interna, o infinito, o que não tem principio nem fim, o ilimitado, enquanto na parte externa representa o que é finito, limitado.
     Assim, no Templo, que não é religioso, mas filosófico, são ministradas aulas que permitem a todos que procuram descobrir o porquê da vida e da sua origem.

“Eubiose é a ciência da vida.
E como tal, é aquela que nos Ensina a viver em
Harmonia com as leis da natureza e com as leis universais
De onde as primeiras derivam”

FUNDAÇÃO CIMAS


     A Fundação Cima’s, criada em 25 de março de 1987, pelo Professor Elias cima, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. Onde se realiza pesquisas com ervas medicinais para preservação de doenças e melhoria na qualidade de vida, com um sistema de vida natural. Para isso, a caminhada é colocada como o melhor exercício para o corpo, com ritmo e continuidade. Uma boa alimentação, e a ingestão de bastante água são também indispensáveis na condição física.
     Com uma técnica exclusiva, a Fundação Cima’s elimina definitivamente todas as manchas senis das mãos e do rosto com uma única aplicação de produtos naturais, desenvolvidos em seu próprio laboratório. Essa técnica foi apresentada no FANTÁSTICO em 1981 e em vários congressos no exterior.
     Outro trabalho desenvolvido é a prestação de serviços à comunidade, com distribuição de cestas básicas a famílias carentes; atividades educacionais com capitação de mão-de-obra para o primeiro emprego, palestras sobre saúde e qualidade de vida.
     Fundação possui a Cápsula do Tempo. Confeccionada em granito negro, na forma de um retângulo perfeito, e constituída por dois quadrados. Os assírios acreditavam que este retângulo produzia mais energia que a pirâmide. O monumento foi potencializado com um cristal rosa da Amazônia, que capta as energias negativas, transformando-a em positivas e devolvendo-as ao meio ambiente. Em seu interior, estão guardados vinhos, queijos, licores, revistas, cd’s, documentos de identificação de um cidadão e mensagens de escolares, com o objetivo de estabelecer a comunicação com os povos do futuro. A cápsula foi preparada para ser aberta em 25 de março de 2126, ano em que a NASA prevê a colisão de um meteorito de 40 km de diâmetro com a Terra.
     A Fundação, ainda mantém o maior acervo da América Latina, do surrealista, Salvador Dali, com réplicas originais, fotografias e pertences do gênio espanhol, que podem ser vista em exposições permanentes.

 AGUADEM... ESTAMOS ATUALIZANDO!