terça-feira, 19 de abril de 2011

Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte

Muitos trabalharam para o crescimento de São Lourenço.

“Os Veigas, família católica, quando aqui chegaram tiveram a idéia de edificar uma Ermida. A 10 de Agosto de 1891 levantaram no alto da colina, acima da fonte magnesiana, uma cruz e improvisaram uma capela, que foi denominado o “Santo Cruzeiro”. Ali, o vigário Antônio Gomes de Faria Nogueira, celebrou a primeira missa.

Em 1893, a construção da “Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte” se iniciou. Era apenas um cômodo, uma porta e uma cruz à frente. Na sua inauguração em 10 de agosto de 1895, o ilustre deputado Francisco Luiz da Veiga doou a pequena imagem do glorioso santo “São Lourenço”.

A capela foi concluída em 1903, marcando juntamente com as águas que jorravam, o início desta cidade. A responsabilidade dos serviços religiosos ficou por conta do Vigário Antônio Gomes de Faria Nogueira.

A escadaria foi concluída tempos depois. Ao longo de seus degraus, realizaram-se muitas celebrações litúrgicas e festas. Com a fundação oficial da paróquia, em 1927, a Ermida passou a ser a Matriz de São Lourenço e recebeu a visita de Dom Inocêncio Egelke, bispo à época que ali realizou importantes cerimônias.

Em 1932, Frei Egydio de Assis tornou-se o primeiro vigário franciscano. Logo em seguida, ele construiu a nova e atual Igreja Matriz, em 1 de agosto de 1936. A imagem do santo São Lourenço foi, então, levada para lá e a Ermida deixou de ser o centro do movimento paroquial.

A Câmera Municipal considerou-a, em 1959, o maior patrimônio histórico da cidade. Atualmente, ela está sob a tutela da Fundação Municipal de Cultura.

Há alguns anos aconteceram tentativas de reabilitação da Ermida através de missa dominical e celebrações eucarísticas, que não tiveram continuidade.

Fechada durante anos, a “Capela Primitiva da Estrada” ficou abandonada, desgastando-se com o tempo. Exigia reparos urgentes.

Somente na década de 70, o vigário da paróquia Frei Osmar Dirks, incentivou a restauração da Ermida, por ocasião do congresso Nacional do Santo Sudário. Essa recuperação foi realizada pela Paróquia e Empresa de Águas São Lourenço. Nessa época, recebeu da cidade de Turim, na Itália, a réplica do Santo Sudário, que encontra no altar da capela.

A senhora Irmy Kless, artista plástica alemã, doou os belíssimos quadros à óleo, e os vitrais da Glorificação de Bom Jesus da Humanidade pelo Pai, foram confeccionados por Lorez Heilmeyer.

A última restauração, efetivada em 1998 pela Fundação Municipal de Cultura, recuperou a volta do altar e das imagens primitivas. A inauguração do Museu Sacro da Ermida também foi realizada pela Fundação.

Hoje, a Ermida fica aberta, diariamente, e recebe os visitantes que, com fé, por ali passam em busca de harmonização. 

Texto: Juliano Mendes













Nenhum comentário:

Postar um comentário